top of page
  • Foto do escritorCarolina Ligoki

5 dicas para o Domingo de Páscoa

O ano começou a todo vapor, já passou o Carnaval e a Páscoa vem chegando para movimentar as famílias, promover reflexões, mudar hábitos e, também, movimentar o comércio, impactando o bolso, especialmente de quem tem crianças por perto.


Tenho ótimas lembranças desse período pois lá em casa, meu irmão e eu, preparávamos os ninhos para que o coelhinho pudesse depositar os ovos durante a madrugada. Na família do Léo, meu marido e sócio, o foco religioso sempre esteve presente. E, com nossa filha, fomos equilibrando as comemorações para manter a clareza do que era realmente importante para nós, mantendo o momento de festividade no domingo, sem atrapalhar as crenças, o bolso e a saúde, já que o consumo de chocolates e açúcar tende a aumentar bastante nesse período e era desafiador.


Neste texto, resolvi compartilhar algumas ideias para ajudar mais famílias a vivenciar a Páscoa promovendo a união e o convívio entre entes queridos, fortalecendo laços afetivos e valores.


Que tal explorar TRADIÇÕES e SIMBOLISMOS? Aproveite que existe internet e ferramentas de pesquisa para instigar a curiosidade, praticar pesquisa e ampliar o repertório cultural e religioso da família. Pesquisem de onde vem o uso de símbolos como o coelho e os ovos, quando o chocolate entrou na história, diferentes práticas que estão relacionadas à Páscoa…


O incentivo ao consumo é bastante perceptível, e meu pai sempre chamava nossa atenção para que observássemos as estratégias de venda com os brinquedos dentro dos ovos, personagens nas embalagens… e não caíssemos em "armadilhas" para aumentar a movimentação financeira no comércio. Afinal, existem muitos outros objetivos para celebrar a Páscoa, que vão além do consumo.


Estabeleça um ORÇAMENTO - Antes de começar a gastar, defina um orçamento realista para as celebrações de Páscoa. Considere todas as despesas previstas, como alimentos, presentes, decorações e atividades, e estabeleça uma quantia específica para cada categoria.


Compre com ANTECEDÊNCIA - Evite deixar as compras de última hora para evitar gastos excessivos e estresse. Planeje com antecedência e aproveite promoções pesquisando em lojas on-line e off-line.


Seja CRIATIVO - Em vez de gastar muito em decorações e presentes prontos, opte por ideias criativas e econômicas para decorar e presentear na Páscoa. Envolva a família em pesquisas e atividades de DIY (Faça Você Mesmo). Eu, particularmente, gosto muito das ideias do Pinterest.


Planeje atividades SIGNIFICATIVAS - Organize atividades de Páscoa divertidas e significativas, que estejam relacionadas ao que deseja fortalecer em sua família. Isso pode incluir passeios ao ar livre, piqueniques em família, jogos ou até mesmo sessões de cinema em casa com filmes temáticos de Páscoa.


Espero que com estas dicas, vocês possam aproveitar ao máximo as festividades da Páscoa sem comprometer suas finanças e, ao mesmo tempo, dar carinho, fortalecer valores e o cuidado com o próximo. Até a próxima!




Carolina Ligocki

Fundadora e autora da Oficina das Finanças


Posts recentes

Ver tudo

Você já investe nessas ações?

Olá visitante! O Programa de educação financeiro que as crianças utilizam na escola é baseado no nosso método dos 6Gs e elas estão...

コメント


bottom of page