top of page
Foto do escritorEquipe Oficina das Finanças

Aproveite o Dia das Crianças e ensine as crianças a usar bem o dinheiro

Atualizado: há 8 horas

Outubro chegou e vem aí o Dia das Crianças. É comum a expectativa por presentes, as lojas investem pesado em publicidade nesse período. Já pensou em aproveitar o momento e desenvolver as habilidades financeiras das crianças?


Que tal exercitar pesquisa de preços? Tudo que consumimos, os objetos, serviços e alimentos, podem ter uma enorme variação de preço, dependendo da marca, material de que são feitos e até do lugar onde são vendidos. Fazer as crianças perceberem essas variações pode ser muito útil e despertar um novo olhar nos pequenos. Essa percepção e reflexão pode mudar os comportamentos e evitar que sejam vítimas de desejos momentâneos e compras por impulso.


Faça essa experiência com as crianças antes do Dia das Crianças: peça para que elas pensem e façam uma lista de desejos. A criança deve pesquisar os preços dos itens, em pelo menos 3 lugares, e apresentar os resultados. Depois, aproveite para conversar e refletir sobre coisas como: por que o preço variou? por que esses produtos foram mais caros? será que os mais caros são sempre os melhores? do que terei que abrir mão para comprar o mais caro? tenho outros desejos, além destes, que também gostaria de realizar?


A Carol, que é autora dos livros do Programa Oficina das Finanças na escola, neste vídeo, traz reflexões e dicas valiosas.


Aproveite essa época em que muitos focam somente no presente, nos desejos e pedidos das crianças e ensine algo valioso e que contribuirá para melhores decisões das crianças hoje e no futuro.


Melhore a saúde financeira de toda a família, acesse os conteúdos disponíveis nas redes sociais @oficinadasfinancasnaescola.



Conte conosco!

Equipe Oficina das Finanças


Comentarios


bottom of page