Muitas vezes me questionei se deveria ou não dar presentes "comprados" em datas comemorativas como o Dia das Crianças ou se o melhor seria usar criatividade e gastar mais do que DINHEIRO, gastar TEMPO para celebrar a infância e proporcionar momentos de alegria a minha filha. Você já pensou nisso?
Além dos brinquedos e das guloseimas, há outras possibilidades de presentes valiosos que podemos oferecer aos nossos filhos neste dia. Eu aprendi isso com o Léo, meu marido, sócio e companheiro de jornada na transformação de nossos comportamentos financeiros. É possível construir autonomia para usar melhor o TEMPO.
Quando estávamos muito focados no consumo, gastando todo o dinheiro que recebíamos, acabamos perdendo muitos encontros de família, deixando de estar com amigos, abrindo mão de finais de semana… pois era preciso usar o tempo para trabalhar e fazer mais dinheiro. Afinal de contas, era necessário pagar por tudo o que estávamos realizando. Em determinado momento, percebemos que isso não teria fim, a rotina de trabalho era cada dia mais intensa e sempre tinham itens a serem comprados, com mais e mais dinheiro. Você está abrindo mão de tempo com seus filhos para gerar mais e mais dinheiro?
Aprendemos a ter mais dinheiro, não apenas cortando gastos ou aumentando a renda, passamos a gastar melhor, ganhar dinheiro com investimentos e ter renda passiva, desenvolver a gratidão e ser capaz de identificar o que é o suficiente para cada momento. Tem sido uma jornada incrível e libertadora, já se passaram mais de 20 anos!
Ensinar as crianças sobre dinheiro desde cedo é um investimento no futuro delas. Afinal, elas enfrentarão desafios financeiros ao longo da vida e quanto mais cedo adquirirem habilidades sólidas, entenderem que podem gerir melhor o fluxo financeiro, independentemente da quantidade, estarão melhor preparadas para tomar decisões sustentáveis e responsáveis. E, melhor, poderão gastar tempo com o que realmente é valioso!
O seu exemplo, usando melhor o dinheiro, é um presente valioso que pode dar aos filhos no Dia das Crianças e ao longo da vida. Se está endividado, busque ajuda para quitá-las e não gaste com presente, prefira estar presente. Planeje sonhos em família, reduza desperdícios, comece a guardar dinheiro, mesmo que pequenas quantidades.
Comece a praticar novos hábitos para educar seus comportamentos financeiros. Aproveite o Dia das Crianças e conte conosco!
Carolina Ligocki
Fundadora e autora da Oficina das Finanças
Comments