Um orçamento de 2026 que pode te ajudar a ter dinheiro SEMPRE
- Carolina Ligocki
- há 23 horas
- 3 min de leitura
Um convite para iniciar o próximo ano com objetivos claros e alinhados ao seu propósito, sem planilhas assustadoras.
Todo final de ano, o Léo, meu marido, e eu sentamos para reavaliar as metas e os objetivos em diversas áreas da nossa vida. Afinal, além de empresários, somos pais, filhos, cônjuges e indivíduos com desejos e necessidades para o corpo físico, mental e espiritual. Você também se enxerga de forma ampla e estabelece suas prioridades?
Começamos essa prática conjunta em 2001 e, desde então, ela tem nos ajudado a viver uma vida mais plena e facilitado a estruturação de nossos orçamentos anuais, direcionando o dinheiro para o que realmente pode nos aproximar de cada objetivo.
Curiosamente, para montar o orçamento não partimos de contas, percentuais e números. Nosso orçamento não é matemática, é focado em comportamento. E este é um convite para você experimentar uma nova estratégia para 2026. Pensar em como você vive, o que motiva, o que preocupa e o que você deseja. Por isso, o primeiro passo não está no Excel, está em se escutar.
Escreva: quais foram as ações e os gastos que drenaram sua energia e seu dinheiro em 2025?
E depois: quais foram as ações e os gastos que trouxeram alegria, conforto, segurança ou realização?
Esse exercício simples já reorganiza metade do seu próximo ano. Porque orçamento bom não começa restringindo, começa escolhendo melhor. Um orçamento é, no fundo, uma fotografia dos seus valores, pois o dinheiro é um dos recursos de realização.
Agora, com essa visão, imagine seu dinheiro como a água armazenada em um reservatório, e que circula a cada ação. Os gastos são como torneiras. Algumas abrem devagarinho, todos os dias. Outras abrem de vez em quando. E tem aquelas que, quando você menos espera, jorram.
Para montar um orçamento realista para 2026, você precisa enxergar cada uma dessas torneiras.
Identifique as torneiras que nunca fecham, os gastos recorrentes.
Aqui entram aluguel, condomínio, escola, telefone, transporte, assinaturas e tudo que se repete.
O segredo é: não subestime essas despesas. Muita gente diz “é pouquinho por mês”, mas um pouquinho repetido 12 vezes pode virar uma cachoeira. Pergunte-se:
Faz sentido manter tudo isso aberto?
Qual torneira posso ajustar um pouco?
Qual posso fechar?
Identifique as torneiras ocasionais.
IPVA, IPTU, material escolar, dentista, viagens, presentes.
Quando passamos a guardar mensalmente dinheiro para esses gastos, ficou muito mais fácil e menos desgastante. Prepare “seus baldes” para os gastos futuros previsíveis. Some os valores, divida por 12 e trate-os como despesa mensal. Quando chega a hora do pagamento, você já tem o valor total ou grande parte dele. E essa sensação… vale ouro!
Identifique os vazamentos do seu fluxo financeiro.
Aqui vale a pena observar padrões comportamentais automáticos que parecem inofensivos, mas geram desperdícios financeiros. Multas e juros por desorganização na hora de efetuar os pagamentos, o delivery de tédio, a assinatura que você nem lembra mais por que existe, os juros altos demais que podem ser trocados por outros mais baratos.
Para começar 2026 com novas perspectivas e melhores resultados, proponho que você faça uma experiência: passe 30 dias anotando tudo. Não para se punir, mas para descobrir padrões. A mudança nasce da consciência!
E a melhor parte, identifique o que você quer construir.
O nosso orçamento existe para libertar! Ele existe para abrir espaço para o que importa.
Depois de mapear as torneiras, é hora de escolher seus baldes para realizações futuras:
sua reserva de imprevistos,
sua viagem dos sonhos,
aquele curso que vai abrir portas,
o investimento que vai dar frutos e permitir que você não precise trabalhar para gerar renda.
O foco não deve ser sobre o que cortar, mas sobre o que faz sentido priorizar. É sobre potencializar o que valoriza. Desejo que termine seu orçamento anual sentindo que está melhor preparado, se organizando para viver com mais leveza, mais previsibilidade e mais liberdade.
Que 2026 seja o seu ano mais consciente, mais estratégico e mais gentil com você mesmo. Que olhe para o seu reservatório financeiro e não enxergue apenas dinheiro, mas escolhas capazes de construir a vida que você deseja e merece. Esse é apenas o começo de uma jornada para ter dinheiro SEMPRE! Boas festas e até a próxima!
Carolina Ligocki
Fundadora e autora da Oficina das Finanças