top of page
  • Foto do escritorEquipe Oficina das Finanças

Um passo FUNDAMENTAL para melhorar suas finanças

Olá visitante,

Você costuma buscar receitas e tutoriais para resolver problemas? Nas finanças, não é diferente. Muitos buscam dicas, receitas, e até aquele passo a passo ou atalho para ter o resultado almejado. Infelizmente, nas finanças pessoais, não é tão padronizável, pois cada pessoa tem uma realidade, vontades, características e valores que precisam ser levados em consideração. Afinal, o dinheiro é um dos recursos para ter acesso às coisas.


Se espelhar e aprender com outras pessoas é super válido! Entretanto, o segredo e diferencial está em entender QUEM VOCÊ É a SUA REALIDADE. E como, muitas vezes, a realidade muda ao longo do tempo e muitas coisas daquela “receita” podem não sobreviver a essas mudanças. Este momento de pandemia tem mostrado isso de forma muito intensa.


As pessoas estão sendo obrigadas a conhecer melhor a situação atual, as prioridades, as reservas… e as famílias estão sendo impactadas. Pessoas estão perdendo renda, novos gastos surgiram, outros diminuíram, estamos sendo obrigados a entender melhor a dinâmica da família e das coisas ao redor. Todo esse aprendizado têm impactos nas finanças.


Lembre-se sempre disso, a CHAVE para melhorar sua relação com as finanças é o AUTOCONHECIMENTO.


Viver é fazer escolhas! Todo dia você passa por decisões que impactam financeiramente toda sua família. Vão fazer comida ou pedir? Vão deixar a torneira aberta ao escovar os dentes? Vão tomar banho de água quente ou gelada? Vão fazer café coado ou de máquina?


Não existe certo ou errado! Existe o que faz sentido pra você, para sua família, para o momento que estão vivendo e para o que querem realizar e priorizar. Uma boa forma de avaliar as decisões é sempre se perguntar: fazer isso agora, me afasta ou me aproxima dos meus objetivos. Este vídeo pode ser útil, aproveite para assistir.


POR QUE AUTOCONHECIMENTO É IMPORTANTE?



O trabalho de educação financeira que está sendo feito pela escola traz vários estímulos para que as crianças e jovens desenvolvam habilidades comportamentais, incluindo autoconhecimento, para que se realizem e vivam de forma responsável e colaborativa.



Conte conosco!


Equipe Oficina das Finanças


bottom of page