Que tal se divertir e aprender com os filhos?
- Equipe Oficina das Finanças
- 7 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
Educar é uma tarefa cheia de recompensas e desafios. Quando tratamos da preparação das crianças e dos jovens para uma vida autônoma, colaborativa e responsável, a educação é ainda mais eficaz quando ocorre um alinhamento entre o que acontece na escola e em casa. Nesta pandemia, o contato e a colaboração dos pais com as atividades escolares aumentou muito e estão sendo fundamentais. Essa participação da família, por mais desafiadora que seja, é muito positiva.
As escolas já estão trabalhando educação financeira nas aulas e você pode usar a ideia abaixo para potencializar os resultados positivos comportamentais desse trabalho e beneficiar toda a família.
Engaje a família em experiências práticas no dia a dia, e de forma leve e divertida, comecem a desenvolver habilidades fundamentais para o bom uso do dinheiro como: criatividade, disciplina, organização, noção de quantidade, perceber desperdícios, saber esperar, ter contato com o lixo, explorar embalagens…
Nossa sugestão de hoje é para que crie um desafio de INVESTIGAÇÃO! Observem os consumos feitos pela família e anotem alguns itens que precisam ser comprados algumas vezes ao longo de um mês. Aproveitem para registrar onde são usados, para que servem e com que frequência são comprados. Dependendo da idade, o desafio pode ser feito individualmente e depois façam um momento para apresentação dos resultados e conversa sobre o que descobriram.
Sugestões para a conversa:
Quantos itens diferentes, ao todo, foram listados?
Todos os itens são fundamentais para a nossa família?
Alguns desses itens poderiam deixar de ser comprados com tanta frequência? Aproveitem para pensar em formas de reduzir algum desperdício.
Ao deixar de comprar alguns desses itens poderíamos realizar algum sonho em conjunto? Aproveitem para traçar metas em família.
De onde vem o dinheiro para pagar esses itens? Aproveitem para conversar sobre as atividades realizadas para gerar esse dinheiro.
Esta experiência ajudará as crianças e jovens a:
perceber a frequência com que determinados consumos são feitos,
enxergar o fluxo de entrada e saída de dinheiro da casa,
desenvolver consciência sobre o que está sendo pago,
perceber para que objetivos esses itens estão sendo comprados,
observar desperdícios,
compreender de onde vem o dinheiro mantém o estilo de vida da família,
traçar metas,
desenvolver ideias criativas para reorganizar o fluxo de dinheiro,
realizar mais coisas com o dinheiro que já têm.
Gostou das sugestões? É possível brincar e ensinar ao mesmo tempo. Aproveite! Poste as descobertas nas redes sociais e marque a escola do seu(ua) filho(a) e @oficinadasfinancasnaescola.
Ótima semana e conte conosco!
Equipe Oficina das Finanças
Bình luận