História da
OFICINA DAS FINANÇAS
A Oficina das Finanças foi fundada em 2008 pelo casal, Carolina Ligocki e Leonardo Silva. Eles criaram o Método dos 6Gs a partir de vivência pessoal e empresarial na busca da própria sustentabilidade financeira. A angústia de nunca ter o dinheiro suficiente, mesmo nos momentos de renda crescente, e o desejo de ter mais opções de escolha, fizeram com que mergulhassem no mundo das finanças, buscassem teorias, conhecessem práticas e aplicassem no dia a dia novas estratégias.
Eles perceberam que, mais importante do que a quantidade de dinheiro que uma pessoa tem, é o que ela faz com ele, o FLUXO DE DINHEIRO que a pessoa gera a partir de decisões do dia a dia. Fizeram a própria transformação financeira, conquistaram a sustentabilidade e passaram a compartilhar o Método para contribuir com mais pessoas. Inicialmente, ao impactar adultos, muitos diziam: "Puxa! Se eu tivesse aprendido isso quando criança, na escola, minha vida seria outra".
Decidiram adaptar o Método para ser trabalhado em escolas e criaram, juntamente com a educadora matemática e autora, Silvana Iunes, a coleção para todos os anos do Ensino Fundamental. A partir daí, foram muitos estudos, aprendizados, aprimoramentos e inovações em livros, ferramentas pedagógicas como a Engenhoca®, personagens que gerassem conexões com os alunos, como o Dindim e a Viva, estratégias de formação on-line e continuada em Plataforma própria, com o objetivo de tornar simples e sustentável a relação com o dinheiro para os diferentes públicos, escalável para atingir mais pessoas simultaneamente, sem perder a eficácia das intervenções. Para isso, os resultados passaram a ser anualmente monitorados pela equipe da Universidade de Brasília que coleta dados de alunos, educadores e das famílias.
O Programa e os materiais complementares são baseados no Método dos 6Gs, que trabalha habilidades além da matemática financeira. Afinal, compreende ações para Gerar, Gastar, Guardar, Ganhar dinheiro com investimentos, Gerir e ter Gratidão, permitindo que os estudantes e educadores vivenciem experiências, desenvolvam projetos e comecem a perceber e gerenciar o FLUXO DE DINHEIRO com responsabilidade e de forma sustentável, independentemente da quantidade.
Linha do tempo
2008 - Criação da Oficina das Finanças
-
Fundada pelo casal Leonardo Silva e Carolina Ligocki que, com diferentes programas e práticas, construíram uma empresa de impacto social que atua com foco em comportamentos financeiros responsáveis e sustentáveis.
2013 - Lançamento da Oficina das Finanças na Escola
-
Um Programa com materiais e serviços que atendem também famílias, educadores e colaboradores.
2014 - Parceria com a Universidade de Brasília
-
Parceria com o Laboratório de Psicologia Social da Universidade de Brasília para medir e validar os resultados do que estava sendo realizado.
2018 - Premiações
-
Melhor projeto de cidadania financeira no LIFT - Laboratório de Inovações Financeiras Tecnológicas, Banco Central do Brasil e Fenasbac.
-
1º LUGAR - Melhor projeto de impacto social - Programa de Pré-aceleração Impacta Cerrado, Impact Hub.
2019 - Parceria com a FTD EDUCAÇÃO
-
Com mais sócios e uma equipe estratégica, tornaram-se parceiros da FTD Educação, que tem a distribuição exclusiva dos materiais para as escolas.
2020
-
Campanha gratuita de Vacinação Financeira em Massa.
-
Lançamento da coleção ”As Descobertas do Dindim”.
-
BNCC inclui Educação Financeira nas Escolas.
2021
-
Renovação da coleção Anos Iniciais.
-
Lançamento do livro "O que faz seu coração cantar?" - mais um livro da Educação Infantil da coleção Descobertas do Dindim.
2023
-
Lançamento Jornada On-line no Sistema Trilhas da FTD.
-
Lançamento dos livros de Educação Financeira Anos Iniciais - Sistema SIM da FTD.
2024
-
Renovação da coleção dos Anos Finais
Nossos números
Mais de
Mais de
Presentes em
Mais de
450K
Alunos impactados
330
Escolas
5.2K
Professores
22
Estados
Ao passar pelas intervenções, os usuários desenvolvem habilidades comportamentais do Método dos 6Gs para construir sustentabilidade financeira, isto é, usar o dinheiro sem que ele acabe.
Sobre a marca
A marca da Oficina das Finanças é formada por duas cédulas de dinheiro que foram dobradas e transformadas em uma borboleta. Ela representa a transformação na relação com o dinheiro e nos comportamentos que possibilitam conquistar a sustentabilidade financeira.
A ideia é transmitir a leveza e a liberdade que a pessoa passa a ter para tomar as decisões, além da capacidade de alçar voos com maior autonomia, independentemente se serão altos e longos, mas que sejam coerentes com os propósitos e valores dela.
Sobre a marca
A marca da sustentabilidade financeira demonstra a importância do fluxo de dinheiro, independentemente da quantidade. São 3 cédulas de dinheiro circulando hoje e no futuro, infinitamente. No centro, o brasão representa o poder de escolha e a autonomia que isso gera. No espaço que existe entre as cédulas, o símbolo da radioatividade mostra que esse poder e aprendizado deve ser compartilhado para contribuir com mais pessoas.
São 3 cédulas porque as decisões devem levar em consideração os impactos: na vida pessoal e familiar, na sociedade e no meio ambiente. Além disso, a sustentabilidade financeira é conquistada com: comportamento + atitude + conhecimento
Nós trabalhamos com
uma metodologia que envolve habilidades além da matemática financeira, permitindo que estudantes e educadores gerenciem o fluxo de dinheiro com responsabilidade e independência.
Método dos 6Gs
Processos pedagógicos para gestão do fluxo de dinheiro que desenvolvem habilidades para Gerar, Gastar, Guardar, Ganhar, Gerir e ter Gratidão.
Flexível
Facilmente adaptável a qualquer planejamento pedagógico, envolvendo um ou mais educadores simultaneamente.
Testado
Resultados comprovados e acompanhados por pesquisa anual, desde 2014.
Quando você compra o livro, nós doamos serviços de Educação Financeira para Educadores e Famílias.
Impacto social Positivo!
O que falam sobre a
OFICINA DAS FINANÇAS
Veja o que os professores estão dizendo sobre a Oficina das Finanças: