top of page
banner-quem-somos.png

Saiba mais sobre a Oficina das Finanças

Conheça o Programa nas escolas

foto_carol_leo_institucional (1).png

História da Oficina das Finanças

A Oficina das Finanças foi fundada em 2008 pelo casal, Carolina Ligocki e Leonardo Silva, eles criaram o Método dos 6Gs a partir de sua vivência pessoal e empresarial na busca da própria sustentabilidade financeira. A angústia de nunca ter o dinheiro suficiente, mesmo nos momentos de renda crescente, e o desejo de ter mais opções de escolha, fez com que mergulhassem no mundo das finanças, buscassem teorias, conhecessem práticas e aplicassem no dia a dia novas estratégias.

Eles perceberam que, mais importante do que a quantidade de dinheiro que uma pessoa tem, é o que ela faz com ele, o FLUXO DE DINHEIRO que a pessoa gera a partir de decisões do dia a dia. Fizeram a própria transformação financeira, conquistaram a sustentabilidade e passaram a compartilhar o Método para contribuir com mais pessoas.  Inicialmente, ao impactar adultos, muitos diziam:  "Puxa! Se eu tivesse aprendido isso quando criança, na escola, minha vida seria outra".

engenhoca-lp.webp

Decidiram adaptar o Método para ser trabalhado em escolas e criaram, juntamente com a educadora matemática e autora, Silvana Iunes, a coleção para todos os anos do Ensino Fundamental. A partir daí foram muitos estudos, aprendizados, aprimoramentos e inovações em livros, ferramentas pedagógicas como a Engenhoca®, personagens que gerassem conexões com os alunos, como o Dindim e a Viva, estratégias de formação on-line e continuada em Plataforma própria, com o objetivo de tornar simples e sustentável a relação com o dinheiro para os diferentes públicos, escalável para atingir mais pessoas simultaneamente, sem perder a eficácia das intervenções. Para isso, os resultados passaram a ser anualmente monitorados pela equipe da Universidade de Brasília que coleta dados de alunos, educadores e das famílias.

O Programa e materiais complementares são baseados no
Método dos 6Gs, que trabalha habilidades além da matemática financeira, afinal, compreende ações para Gerar, Gastar, Guardar, Ganhar dinheiro com investimentos, Gerir e ter Gratidão; permitindo  que os estudantes e educadores vivenciem experiências, desenvolvam projetos e comecem a perceber e gerenciar o FLUXO DE DINHEIRO com responsabilidade e de forma sustentável, independentemente da quantidade.

Linha do tempo

2008 - Criação da Oficina das Finanças

  • Fundada pelo casal Leonardo Silva e Carolina Ligocki que, com diferentes programas e práticas, construíram uma empresa de impacto social que atua com foco em comportamentos financeiros responsáveis e sustentáveis.

2013 - Lançamento da Oficina das Finanças na Escola

  • Um Programa com materiais e serviços que atendem também famílias, educadores e colaboradores.

2014 - Parceria com a Universidade de Brasília

  • Parceria com o Laboratório de Psicologia Social da Universidade de Brasília para medir e validar os resultados do que estava sendo realizado.

2018 - Premiações

  • Melhor projeto de cidadania financeira  no LIFT - Laboratório de Inovações Financeiras Tecnológicas, Banco Central do Brasil e Fenasbac.

  • 1º LUGAR - Melhor projeto de impacto social - Programa de Pré-aceleração Impacta Cerrado,  Impact Hub.

2019 - Parceria com a FTD EDUCAÇÃO

  • Com mais sócios e uma equipe estratégica, tornaram-se parceiros da FTD Educação, que tem a distribuição exclusiva dos materiais para as escolas.

2020

  • Campanha gratuita de Vacinação Financeira em Massa.

  • Lançamento da coleção ”As Descobertas do Dindim”.

  • BNCC inclui Educação Financeira nas Escolas.

2021

  • Renovação da coleção Anos Iniciais.

  • Lançamento do livro "O que faz seu coração cantar?" mais um livro da Educação Infantil da coleção Descobertas do Dindim.

2023

  • Lançamento Jornada On-line no Sistema Trilhas da FTD.

  • Lançamento dos livros de Educação Financeira Anos Iniciais - Sistema SIM da FTD.

2024

  • Renovação da coleção dos Anos Finais

Nossos números

Mais de

Mais de

Presentes em

Mais de

450K

Alunos impactados

330

Escolas

5.2K

Professores

22

Estados

gif-logo.gif

Ao passar pelas intervenções, os usuários desenvolvem habilidades comportamentais do Método dos 6Gs para construir sustentabilidade financeira, isto é, usar o dinheiro sem que ele acabe.

Sobre a marca:

A marca da Oficina das Finanças, é formada por duas cédulas de dinheiro que foram dobradas e transformadas em uma borboleta. Ela representa a transformação na relação com o dinheiro e nos comportamentos que possibilitam conquistar a sustentabilidade financeira. A ideia é transmitir a leveza e a liberdade que a pessoa passa a ter para tomar as decisões, além da capacidade de alçar vôos com maior autonomia, independentemente se serão altos e longos, mas que sejam coerentes com os propósitos e valores dela.

logo-cinza-flat.png

Sobre a marca:

LogoSustentabilidade.png

A marca da sustentabilidade financeira, mostra 3 cédulas de dinheiro circulando hoje e no futuro, infinitamente; no centro o brasão que representa o poder de escolha e a autonomia que isso gera; no espaço que existe entre as cédulas o símbolo da radioatividade que mostra que quem conquista a sustentabilidade financeira tem alto poder de compartilhar esses comportamentos e contribuir com mais pessoas; são 3 cédulas porque devemos sempre levar em consideração os impactos das decisões financeiras na vida pessoal e familiar, na sociedade e no meio ambiente.

Nós trabalhamos com

uma metodologia que trabalha habilidades além da matemática financeira, permitindo que estudantes e educadores gerenciem o fluxo de dinheiro com responsabilidade e independência.

6Gs.png

Método dos 6Gs

Processos pedagógicos para gestão do fluxo de dinheiro que desenvolvem habilidades para Gerar, Gastar, Guardar, Ganhar, Gerir e ter Gratidão.

co_present.png

Flexível

Facilmente adaptável a qualquer planejamento pedagógico, envolvendo um ou mais educadores simultaneamente.

verified (1).png

Testado

Resultados comprovados e acompanhados por pesquisa anual, desde 2014.

Quando você compra o livro, nós doamos serviços de Educação Financeira para Educadores e Famílias.

sentiment_very_satisfied.png
add_circle.png

Impacto social Positivo!

Conheça o Programa
Oficina das Finanças
na Escola

Conheça as opções para as Empresas

O que falam sobre a

OFICINA DAS FINANÇAS

Veja o que os professores estão dizendo sobre a Oficina das Finanças:

“Muito válido para pessoas endividadas ou não. Nos mostra uma outra forma de lidar com o dinheiro. A planilha Bombeiro das Finanças é fantástica! Me motivou a aprender sobre investimentos e a fazer dinheiro gerar dinheiro!”

- Larissa Helena Safiotti Pacheco

verified.png
bottom of page