Está se aproximando o final do ano, vem aí férias escolares, oportunidades de confraternizar e aproveitar momentos em família. Para escrever este artigo pedi ajuda do Léo que é o especialista aqui de casa na programação das viagens. Eu praticamente só arrumo as malas e ele é quem compra passagens, reserva hotéis, planeja roteiros com opções de shows, museus, restaurantes… Ele tem muita prática e consegue descontos, aproveita milhas, encontra oportunidades para conhecer lugares e vivenciar experiências incríveis. Separamos 4 dicas imperdíveis e algumas sugestões de sites e perfis que trazem ótimas informações.
Milhagens e pontos - existem cada dia mais opções de programas de fidelidade oferecendo vantagens e pontos que podem ser trocados por passagens aéreas, hospedagem, aluguel de carros, ingressos de eventos… Se ainda não está pontuando, entre no site do seu cartão de crédito e cadastre-se para pontuar. Além disso, use cashbacks e pontos de programas como Livelo, Dotz, Esfera. Pesquise, pois existem grandes diferenças na quantidade de milhas/pontos por real gasto oferecidas pelos cartões de crédito. Se você e/ou sua família viaja com frequência, seja por lazer ou trabalho, vale a pena concentrar os pontos em apenas um programa de milhagem. Se utiliza cartão de crédito, Uber, abastece seu veículo, pode gerar pontos/milhas mensalmente e usá-los para viagens e outros objetivos.
Passagens aéreas - ao começar a fazer as pesquisas de datas e destinos, os browsers rastreiam suas escolhas e começam a fazer ofertas direcionadas para seu perfil. É comum fazerem ofertas de preços diferentes de acordo com o usuário. Sugerimos abrir abas ocultas clicando na barra superior sempre que for pesquisar, isso facilita encontrar melhores ofertas ou diferentes datas. Às vezes oferecem preços distintos nos mesmos vôos.
Hospedagem - avalie possibilidade de hospedagem no Airbnb, Booking, ficando sempre atento à nota do locador e lendo os comentários deixados pelos clientes. Muitas hospedagens também geram pontos quando se faz a reserva dentro dos sites de programas de milhas, como Smiles, Latam Pass, Azul etc.
Lista de atividades - faça um documento para reunir as principais atrações que considere adequadas para sua família. Costumamos assistir aos vídeos e levar em consideração postagens de pessoas que estiveram no local para fazer uma coletânea que possa contribuir na programação dos passeios. E, com antecedência, é possível conseguir descontos, lugares mais atrativos, melhores horários etc.
Nós não costumamos esgotar as possibilidades, visitar todos os locais e conhecer TUDO o que tem por perto, pois a correria dessa logística acaba gerando atritos com horários rígidos e falta de flexibilidade. Gostamos de curtir os locais com mais calma e ir programando os próximos passos no dia a dia da viagem, de acordo com o que vamos vivenciando as prioridades podem mudar. Tudo isso é muito pessoal e o fundamental é vivenciar bons momentos juntos, cada um do seu jeito. Se não der para viajar, é possível usar parte dessas sugestões para programar passeios nas redondezas, e planejar férias futuras já guardando dinheiro mensalmente para isso. Essa prática, ajuda na realização de mais sonhos simultâneos e o que melhor funciona é tirar o dinheiro da frente, no momento do recebimento. A gente acaba dando um jeito e adequa o mês ao dinheiro que temos, da mesma forma que conseguimos tomar banho com a quantidade de água de um balde, se for necessário. Já passou por essa experiência? Planeje-se, guarde o dinheiro mensalmente para objetivos futuros e construa sua sustentabilidade financeira. Assim, cada dia será repleto de oportunidades para concretizar mais sonhos. Ótimas férias! Até a próxima.
Carolina Simões Lopes Ligocki
Autora e fundadora da Oficina das Finanças
Comments