top of page

Férias: O que aprender sobre o dinheiro usando um copo com água?

As férias estão chegando! E com elas vem aquela velha dúvida: o que fazer com as crianças em casa? Muita gente associa férias a viagens caras, passeios longos ou colônias de férias cheias de atividades. Mas a verdade é que dentro de casa, no quintal ou na cozinha, com tempo, criatividade e afeto, é possível criar aprendizados e ótimas lembranças. Que tal aproveitar para melhorar os comportamentos financeiros da família usando um copo com água?


Sim! Estou sugerindo que o tema das finanças faça parte da rotina em família. Afinal, todos os dias os pais passam a maior parte do dia trabalhando para gerar o dinheiro, e desde o momento que acordamos, entramos no banheiro, vamos à cozinha… estamos pagando energia, água, produtos de higiene, alimentos… e , só você sabe, o tanto de boletos e contas que chegam todos os meses para serem pagas. Mas minha proposta é simples e poderosa. Não vai atrapalhar o valioso período de descanso, convivência e brincadeiras.


Para que entenda melhor, o objetivo é que as pessoas da família passem a perceber o dinheiro como um recurso semelhante à água, aos alimentos, às matérias-primas. Ele pode ser considerado um recurso especial porque tem a possibilidade de ser trocado por muitas coisas, é capaz de promover sensação de pertencimento, de segurança... Mas, assim como a água ele acaba, pode ser desperdiçado, armazenado para uso futuro, reutilizado… 


Essa pequena mudança de percepção pode contribuir para melhorar decisões no dia a dia e evitar que o dinheiro acabe. Quero que você consiga, a partir de um copo com água, compreender princípios que ajudem a família a construir uma vida com dinheiro SEMPRE!


Vamos comparar o dinheiro à água para demonstrar como ele é versátil e o poder das ações. Dê um copo com água filtrada para cada pessoa e proponha que cada um decida o que fazer com ela. Três minutos são suficientes para que cada um execute sua ação e, depois, gastem tempo de conversa. O que cada um fez? Como tomou a decisão? Ficou satisfeito com o resultado? O que poderia ter feito diferente?



Perceberão que com uma mesma quantidade de água é possível conseguir resultados bem diferentes. Algumas possibilidades são: matar a sede, regar uma planta, escovar os dentes, lavar a mão, limpar uma superfície, congelar e usar o gelo para uma compressa, para refrescar uma bebida, conservar um alimento. Há quem aproveite e faça um pouquinho de cada uma destas coisas dando apenas um golinho, fazendo um cubo de gelo, lavando somente a ponta dos dedos. E, há quem desperdice jogando a água no ralo. 


Após a ação, alguém ficou com água no copo? Ou todos usaram a quantidade até o final?


Com o dinheiro acontece a mesma coisa, com uma mesma quantidade é possível fazer escolhas diferentes. É possível gastar com remédios, alimentos, transporte, roupas, passeios, desperdiçar deixando torneiras pingando ou luzes acesas, pagando juros em empréstimos, jogando em bets e fazendo apostas… E, além disso, um aprendizado fundamental: Se gastar tudo, o dinheiro também acaba.


É possível aprender a usar melhor o dinheiro, independentemente da quantidade. Seus filhos estão aprendendo isso na escola! Existem estratégias e, com o Método dos 6Gs, da Oficina das Finanças, tudo fica mais rápido e fácil. Aproveite as férias para conhecer o que está disponível para as famílias, deixamos tudo sinalizado na introdução dos livros e em QR Codes. O tempo também é um recurso finito, use-o com propósito! Estamos juntos e ansiosos para fazer a transFORMAÇÃO financeira de toda família. Até a próxima!




Carolina Ligocki

Fundadora e autora da Oficina das Finanças

Comentários


bottom of page