top of page
  • Foto do escritorEquipe Oficina das Finanças

Preste atenção no seu Imposto de Renda!

Atualizado: 24 de abr.

Olá visitante,

O período em que se pode fazer a declaração de renda em 2023 foi iniciado no dia 15/03 e vai até 31/05 e diferentemente do que muitos pensam, pode ser um ótimo momento de aprendizado e crescimento.


Normalmente a maioria das pessoas terceirizam essa tarefa, contratando um contador ou passando a documentação para aquela pessoa específica da família que faz a declaração de todo mundo. É o seu caso? Conhece alguém assim? Isso realmente pode ser mais simples ou cômodo, mas aqui vão algumas reflexões para que perceba as vantagens de fazer sua declaração.


  • Você sabe quanto recebe anualmente pelo seu tempo dedicado ao trabalho?

  • Você sabe quanto recebeu de renda extra, além do salário?

  • Tem dívidas e sabe o valor delas?

  • Você sabe quanto de imposto foi descontado dos seus rendimentos no ano que passou?

  • Saberia listar o valor dos seus bens? Fez benfeitorias em algum deles e reajustou o valor?

  • Você utiliza algum serviço particular mas que teria direito de utilizar de forma pública?

  • Você tem investimentos? Recebe dividendos? Sabe quanto recebeu de dividendos no ano?

  • Você tem benefícios fiscais que o farão pagar menos imposto?

Todas essas perguntas serão respondidas ao realizar sua declaração de IRPF. Você terá que prestar atenção no informe de rendimentos que recebe do trabalho, saber quanto recebeu anualmente sendo autônomo, escrever quanto da sua renda já foi tributada, terá que saber o valor que gastou com saúde, educação…

Portanto, ao fazer sua declaração você vai ter que conhecer o seu fluxo de dinheiro. E isso é uma ENORME vantagem para lidar melhor com as finanças. Conhecer o caminho do seu dinheiro, por onde ele entra, quanto é o valor bruto e o líquido, quanto sai de imposto obrigatório… Com certeza, pode abrir seus olhos e ajudar a direcionar melhor o dinheiro para as prioridades.


Além disso, pode ajudar você a planejar melhor a aposentadoria sem tirar mais dinheiro do bolso. Isso mesmo! Ter uma previdência privada pode ser útil no futuro e possibilita direcionar o dinheiro que estaria pagando de imposto para fazer contribuições que vão aumentar seu valor para a aposentadoria.


Alguns planos, como o PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), permitem que o contribuinte deduza até 12% de sua base de cálculo de IR. Isso, na prática, significa deixar de pagar IR no dia de hoje para investir essa parcela de sua renda mensal e deixar para pagar o IR no futuro, quando for resgatar o dinheiro. Ao conhecer os valores da sua declaração é possível calcular quanto dinheiro poderia investir numa previdência privada, utilizando o dinheiro que já iria sair da sua renda para o pagamento dos impostos. Já está aproveitando isso? Fazer sua declaração pode ajudar a tomar melhores decisões e obter ótimos resultados. Preste sempre atenção no seu fluxo de dinheiro.



Conte conosco!

Equipe da Oficina das Finanças

bottom of page