top of page
Foto do escritorEquipe Oficina das Finanças

Quanto desperdício podemos realmente evitar?

Atualizado: 11 de out.

Qual é a família que não deseja ver os filhos prosperando e tendo autonomia para tocar os projetos e os sonhos? Para que isso se torne realidade você pode dar mais um "empurrãozinho" criando estímulos para que as crianças e jovens aprendam a usar bem o dinheiro, e ao mesmo tempo, usar o dinheiro para o bem.


Compartilhamos ao longo do ano algumas sugestões de atividades e iniciativas que podem ser facilmente inseridas na rotina da família para despertar o interesse pelo assunto, abrir o canal de comunicação sobre assuntos financeiros e desenvolver habilidades valiosas.


Que tal fazer esta prática com os filhos para que todas possam perceber e reduzir os desperdícios e o impacto ambiental do consumo?


O creme dental acabou?

Pegue um tubo de creme dental vazio que foi usado até o final e está pronto para ser jogado fora. Chame seus filhos e fale: façam suas apostas, quantas vezes ainda conseguiremos escovar os dentes com este creme dental? Peça para que cada um estime uma quantidade de vezes, 0, 2, 5 vezes... Corte a embalagem no meio e comecem a usar o restante da pasta dental que ainda estava lá dentro, nos dois pedaços, e vão anotando. Descubram quantas vezes ainda conseguem escovar os dentes com o produto residual que fica lá dentro e seria jogado no lixo. Depois façam um momento para homenagear o vencedor e conversar sobre os aprendizados.


Aqui estão alguns temas que podem ser abordados:

- Quantas vezes conseguiram escovar os dentes com o que seria jogado fora?

- Já imaginou que isso pode ocorrer com vários outros produtos? Listem outras embalagens que podem reter produtos como: protetor solar, xampus, condicionadores, embalagem do ketchup…

- Será que esse tipo de desperdício também se aplica em outras situações? Cascas de alimentos, produtos com prazo de validade ultrapassados, restos de comida nas refeições ou até um troco da padaria?

- Ao longo do ano, evitando esses desperdícios, poderíamos economizar e usar o mesmo dinheiro para realizar outros sonhos e objetivos?

- Ao jogar no lixo esse resíduo e essa embalagem que poderia ainda ser usado, estamos prejudicando a natureza?


Esta experiência ajudará as crianças e jovens a

- reduzir desperdícios,

- perceber a frequência com que determinados desperdícios são feitos,

- compreender que o pouquinho repetidas vezes, acaba virando muito,

- perceber os impactos ambientais negativos de desperdiçar resíduos e embalagens.

- desenvolver hábitos mais sustentáveis em termos financeiros e ambientais,

- direcionar dinheiro para as coisas valiosas e importantes para a família,

- aproveitar melhor os recursos no dia a dia.


Gostou das sugestões? É possível aprender muito sobre o dinheiro no dia a dia, dentro de casa, de forma leve e divertida. Aproveite as nossas dicas enviadas por e-mail e, também, nas redes sociais @oficinadasfinancasnaescola! Ah! Que tal postar as descobertas da famílias e marcar a escola do seu(ua) filho(a) e a gente?




Conte conosco!

Equipe Oficina das Finanças


Comments


bottom of page