Programa Oficina das Finanças na Escola
Pesquisa de impacto 2024
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa de impacto foi realizada pelo Grupo de Pesquisa Influência, do Laboratório de Pesquisa em Medida e Avaliação, da Universidade de Brasília, sob coordenação do Prof. Dr. Fabio Iglesias. Teve por objetivo acompanhar os resultados do Programa Oficina das Finanças na Escola nos comportamentos e crenças de alunos, familiares e professores. Para garantir as melhores conclusões, os dados foram tratados com critérios psicométricos de validade e de fidedignidade, com base em técnicas estatísticas de análise fatorial. Além da abordagem quantitativa com os itens fechados, a pesquisa também envolveu análises qualitativas dos itens com respostas abertas.
A pesquisa em 2024 foi desenvolvida no período de 23/10/2024 a 13/12/2024. Contou com um total de 760 respondentes, sendo 107 Professores (14,1%), 210 Pais/Responsáveis (27,6%) e 443 Alunos (58,3%), distribuídos em 47 escolas diferentes.
PROFESSORES
Em 2024 tivemos a participação de 107 professores, a maioria do sexo feminino (87,8%), que dão aulas do 1º ao 9º ano escolar. Possuem em média 44,9 anos (desvio-padrão = 8,24) e trabalham em média há 5,7 anos no projeto Oficina das Finanças.
Responderam que, para as aulas de Educação Financeira, as ferramentas utilizadas foram: Manual do Professor (87,8%); Atividade online na Plataforma (39,2%); Consultoria Financeira online (12,2%); Atividades extras da Plataforma Oficina das Finanças (34,6%); Vídeos da Plataforma Oficina das Finanças (70,1%); Apoio pedagógico no WhatsApp (12,2%); Engenhoca (58,9%); Encontro online com as Autoras (21,5%); Site Oficina das Finanças em Casa para as famílias e colaboradores (10,3%); Material de outros sites educacionais (27,1%).
Os professores avaliaram elementos do trabalho desenvolvido, a partir dos itens abaixo, utilizando uma escala de 0 (discordo totalmente) a 10 (concordo totalmente):
A respeito dos alunos, os professores avaliaram os seguintes comportamentos:
Sobre o projeto realizado, os professores avaliaram também os seguintes aspectos:
Foi realizado um processo de análise fatorial dos 22 itens, obtendo uma solução com 4 fatores (com a retenção de 21 itens), que agruparam a percepção dos professores sobre o Programa de Educação Financeira.
Alguns relatos espontâneos dos professores participantes:
"A Oficina das Finanças em sala de aula desempenha um papel crucial na educação financeira dos alunos, capacitando-os a desenvolver competências essenciais para uma vida financeira saudável e responsável. É de extrema importância aplicarmos a teoria com a prática e isso é notório no material e na proposta do Programa Oficina das Finanças. Parabéns!"
"As oficinas foram muito bem elaboradas, com conteúdos riquíssimos de fácil entendimento para cada faixa etária! Estou muito feliz por fazer parte desse projeto de vida!"
"Eu gosto de trabalhar as experiências em sala de aula. São bem enriquecedoras. Parabenizo as escritoras."
"Acho este trabalho fundamental para levar os estudantes a refletirem sobre o dinheiro. É uma ferramenta valiosa para construir uma base sólida de educação financeira e garantir um futuro financeiro saudável desde cedo. Formar cidadãos com habilidades como planejamento, orçamento, poupança, gestão do dinheiro e responsabilidade financeira é possibilitar que nossos estudantes sejam indivíduos mais seguros e felizes."
"Excelente material e a plataforma é enriquecedora."
"Aprecio todas as atividades trabalhadas com as crianças! Elas ajudam a desenvolver hábitos saudáveis que serão levados para a vida adulta, tornando-se responsáveis, conscientes e bem-sucedidos financeiramente."
CONCLUSÃO
Diante dos resultados dos dados coletados, podemos destacar que, considerando todas as escolas juntas, a educação financeira e o trabalho da Oficina das Finanças foram avaliados de modo muito positivo pelos professores. Note-se que os desvios-padrão apresentaram valores relativamente baixos, o que revela maior consenso nas respostas, mesmo quando os dados são reunidos para as 47 escolas diferentes. Cabe destacar, no entanto, que muitos professores avaliaram que os pais não tecem comentários positivos sobre o Programa, além de não perceberem efeitos em si mesmos. De modo geral, os comentários espontâneos dos professores também foram positivos, com sugestões estratégicas de aprimoramento do material e das atividades.
FAMÍLIA
Participaram da pesquisa 210 pais/mães/responsáveis, de alunos do 1º ao 9º ano escolar que são majoritariamente do sexo masculino (50,5%) e no 3º ano (21,2%). Os alunos têm média de 9,6 anos de idade (desvio-padrão = 2,29). Os pais também relataram que participam do Programa Oficina das Finanças há 2,32 anos em média.
Sobre o Programa os familiares avaliaram os seguintes aspectos, utilizando uma escala de 0 (discordo totalmente) a 10 (concordo totalmente):
A respeito dos filhos, os pais julgaram os seguintes comportamentos:
Foi realizado um processo de fatoração dos 18 itens, obtendo uma solução de dois fatores, agrupando itens sobre a percepção dos pais sobre o Programa de Educação Financeira.
Alguns relatos espontâneos dos familiares participantes:
"Acho muito interessante o aprendizado, para que eles aprendem a economizar e investir."
"Acredito muito na educação financeira na escola. Minha filha mais velha saiu do Marista, mas guarda os aprendizados e sabe lidar bem com dinheiro."
"Acho o Programa maravilhoso, é o primeiro ano q minha filha tem contato com a matéria, e como nós pais não tivemos nada de educação financeira, vejo que ela já tem muito mais noção do valor do dinheiro, quando pede um presente ou quando quer um material escolar, já diz: posso comprar com o meu dinheiro mamãe! Não temos condições de dar mesada, mas a incentivamos a poupar no seu cofrinho. Meu pai sempre que vamos visita-los abre o cofrinho que ele junta para ela e conta as moedinhas junto com ela, acho muito importante todos esses movimentos. Acredito que ela terá uma visão bem diferente de nós quanto a investimentos e ganhos. Obrigada."
"Estamos gostando bastante, pois hoje ele já consegue visualizar os gastos e guardar o seu dinheiro."
"Creio que poderiam dar ênfase maior em um tema de extrema relevância como esse."
"Estou gostando da introdução do Programa!! Faz muito efeito agora que eles estão crescendo."
"Nós incentivamos e ensinamos os nossos filhos a aprender a ter educação financeira em casa e na escola, acredito que seja excelente o complemento do assunto para que haja familiaridade com o assunto e melhor compreensão."
CONCLUSÃO
Diante dos resultados dos dados coletados, podemos destacar que, no geral, a educação financeira e o trabalho da Oficina das Finança foram avaliados de modo positivo pelos pais. Entretanto, os altos valores de desvios-padrão na segunda tabela revelam pouco consenso em vários dos itens. Isso pode ser resultado da forma distinta como o Programa é implementado nas escolas, mas também que os pais têm frequentemente mais de um filho e podem não responder com precisão sobre o(s) que está(ão) envolvido(s) com a Oficina das Finanças. Os comentários foram também positivos em geral, com observações específicas sobre os efeitos do Programa, algumas críticas ao livro e sobre não terem tido pleno acesso a materiais e recursos online.
ALUNOS
Participaram da pesquisa 443 alunos, a maioria do sexo masculino (55,5%), no 9º (72,2%) ano escolar, com média de 14,67 anos de idade (desvio-padrão = 1,97) e que participam em média há 2,28 anos do Programa Oficina das Finanças.
Sobre o Programa os alunos avaliaram os seguintes aspectos, utilizando uma escala de 0 (discordo totalmente) a 10 (concordo totalmente):
Os alunos também avaliaram alguns pontos sobre a mudança de comportamento deles depois do projeto de Educação Financeira:
Os alunos também avaliaram a frequência do uso de alguns materiais nas aulas de Educação Financeira, utilizando uma escala de 0 (Nunca) a 10 (Sempre):
Os processos de análises fatoriais com os 27 itens geraram uma estrutura em 3 fatores gerais, classificando a percepção dos alunos sobre os seguintes tópicos.
Sugestões e comentários dos alunos
"Eu acho muito importante ter essas aulas, pois no futuro elas vão nos ensinar a ter um equilíbrio financeiro da nossa vida!"
"Com este Programa, aprendi como, com o que e quando gastar, isso me ajudou muito!"
"Acho que é muito importante aprender sobre as finanças. Depois que comecei a estudar sobre finanças aprendi muita coisa, consegui juntar mais dinheiro e pensar antes de comprar algo, o que é muito importante. Sempre compartilho meus aprendizados com meus pais. Gosto muito de finanças e acho que é muito importante principalmente enquanto criança, pois quando crescermos vamos ter mais responsabilidade com nosso dinheiro. Muitas pessoas hoje em dia não tem responsabilidade com o dinheiro e acabam gastando mais do que elas têm. Isso acontece porque elas não aprenderam sobre as finanças. Por isso acho que finanças é muito importante, principalmente na nossa idade."
"Eu acho muito bom as aulas de finanças, agente aprende a cuidar do nosso dinheiro, comprar só o necessário, também aprendemos como empreender."
"Foi uma experiência única e especial para todos espero que todas as crianças passem por isso e se divirtam muito."
"Foram ótimas as aulas que tivemos ao longo do ano, um conteúdo realmente útil que deveriam haver em todas as escolas."
"Gostei muito das aulas, elas estão me ajudando muito a pensar em como administrar meu dinheiro e me fizeram adquirir o hábito de quadrar dinheiro para planos futuros"
"É um Programa muito interessante e eficiente, é um Programa que busca cada vez saber o desenvolvimento do aluno e se está sendo colocado em prática as aulas dadas e explicadas em sala se aula, as perguntas focam bastante sobre o meio ambiente e sustentabilidade oque são assuntos atuais e que devemos está atentos."
"Gosto muito das oficinas das finanças da minha escola, amo fazer as atividades do livro, e além da gente aprender a gente também se diverte fazendo a emgenhoca."
CONCLUSÃO
Diante dos resultados dos dados coletados, podemos destacar que a educação financeira e o trabalho da Oficina das Finanças foram avaliados de modo mais mediano pelos alunos. No entanto, as variações nos valores de desvio-padrão revelam pouco consenso e os relatórios específicos para cada escola confirmam diferenças expressivas. Ainda assim, testes estatísticos mostraram, que não houve qualquer tendência específica de respostas em função do ano escolar, nem do sexo dos alunos. Os comentários foram muitos e bastante variados, mas atestam de um lado uma avaliação positiva e de outro algumas sugestões de melhoria ou demandas que não dependem exatamente da Oficina das Finanças.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Esta pesquisa de impacto foi realizada pelo Grupo de Pesquisa Influência, do Laboratório de Pesquisa em Avaliação e Medida, da Universidade de Brasília, sob coordenação do Prof. Dr. Fabio Iglesias. Teve por objetivo acompanhar os resultados do Programa Oficina das Finanças na Escola na vida dos alunos, pais e professores.
CONTATOS
Prof. Dr. Fabio Iglesias
Coordenador da Pesquisa
Grupo Influência de Ciências Comportamentais Aplicadas
Laboratório de Pesquisa em Avaliação e Medida
Universidade de Brasília
iglesias@unb.br / www.influencia.unb.br
(61) 3107-6873
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7272973509202067