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Programa Oficina das Finanças na Escola

Pesquisa de impacto 2022

INTRODUÇÃO

Esta pesquisa de impacto foi realizada pelo grupo de pesquisa Influência do Laboratório de Psicologia Social da Universidade de Brasília, sob coordenação do Prof. Dr. Fabio Iglesias. Os pesquisadores responsáveis são Aline Fernandes e Filipe Lima. Teve por objetivo acompanhar os resultados do Programa Oficina das Finanças na Escola nos comportamentos e crenças de alunos, familiares e professores.

 

Os dados a seguir se referem às respostas coletadas de 296 alunos de 14 escolas, 171 familiares de alunos de 11 escolas, e 194 professores de 55 escolas. Todas essas escolas adotaram em 2022 o Programa Oficina das Finanças na Escola. Foram aplicados três questionários diferentes, específicos para cada público (alunos, familiares e professores), elaborados com base em objetivos para identificar a influência direta e indireta do Programa.

Os dados foram coletados majoritariamente nos meses de outubro a dezembro de 2022. Eles representam uma amostra por voluntariado da população. Por isso, os resultados da pesquisa não podem ser considerados representativos de toda a população de familiares, alunos e professores das entidades participantes, embora sejam válidos para formular hipóteses sobre esse universo.

PROFESSORES

Em 2022, tivemos 194 professores respondentes da pesquisa de impacto de 55 escolas. Os professores responderam que, para as aulas de Educação Financeira, as ferramentas utilizadas foram: Manual do professor (76,8%), Aulas em vídeo (48,5%) e Plataforma da escola (47,9%). Também relataram que a ferramenta tecnológica mais utilizada foi o Google Classroom (25,8%). Os professores relataram que a maioria dos seus alunos são do 2º (27,8%), 3º (24,7%) e 4º ano (24,2%). A maioria dos professores são do sexo feminino (93,8%) e possuem idade média de 43,10 anos (Desvio Padrão = 8,37). Os professores também relataram que já trabalham há, em média, 4,70 anos (Desvio Padrão = 4,53) com o projeto Oficina das Finanças.

 


Os professores avaliaram elementos do trabalho desenvolvido, a partir dos itens abaixo, utilizando uma escala de 0 (discordo totalmente) a 10 (concordo totalmente):

A respeito dos alunos, os professores avaliaram os seguintes comportamentos:

Sobre o projeto realizado, os professores avaliaram também os seguintes aspectos: 

Foi realizado um processo de fatoração dos 24 itens, obtendo uma solução unifatorial sem redução de itens, agrupando itens sobre a percepção dos professores sobre o programa de Educação Financeira.

COMENTÁRIOS

Diante dos resultados dos dados coletados, podemos destacar que os professores julgam que Educação Financeira é essencial para o futuro dos alunos (9,64), que os livros de atividades dos alunos foram utilizados (9,58), que a o trabalho de Educação Financeira na escola é relevante (9,24). Os professores relatam que as discussões promovidas com os alunos foram enriquecedoras (9,32) e que os alunos são participativos nas discussões (9,09). Além disso, os professores aplicam os conhecimentos de Educação Financeira em suas vidas pessoais (8,89) e considera que o projeto da Oficina das Finanças contribui positivamente para o Planejamento Político Pedagógico da escola (8,80).

Alguns relatos espontâneos dos professores participantes:

"Os livros são ótimos! Os treinamentos também, sinto que a cada dia estou bem mais preparada!"

 

"Acho muito relevante as aulas, meus alunos participam ativamente das experiências."

"Acredito ser de suma importância trabalhar sobre educação financeira e levar os estudantes e todos os envolvidos a melhorar o comportamento financeiro, e sobretudo a ter consciência  do que é prioridade e necessidade."

"O uso de práticas simuladas contribuiu muito para a interação e aprendizado dos alunos, pois a cada oficina novos grupos se formavam. Relevante conteúdo para a vida pessoal do aluno."

"Parabéns pelo Projeto... promover momentos que contribuam para a Educação Financeira desde cedo é fundamental para a  formação de cidadãos conscientes e equilibrados com as finanças e na condução da vida como  todo!"

"Quero apenas parabenizar a inserção dessa disciplina no âmbito escolar, pois percebo que melhorou muito a saúde financeira dos alunos e seus familiares."

FAMÍLIA

Participaram da pesquisa 171 familiares de alunos, sendo a maioria responsáveis por alunos do 6º (18,1%), 4º (15,8%) e 5º ano (15,2%). A maioria dos alunos são do sexo feminino (53,8%) e com idade média de 10,56 anos (Desvio Padrão = 2,28). Os familiares também responderam que os filhos participam do projeto Oficina das Finanças há, em média, 2,44 anos (Desvio Padrão = 1,58).

 

Sobre o programa os familiares avaliaram os seguintes aspectos, utilizando uma escala de 0 (discordo totalmente) a 10 (concordo totalmente):

A respeito dos filhos, os pais julgaram os seguintes comportamentos:

 

Foi realizado um processo de fatoração dos 18 itens, obtendo uma solução unifatorial sem redução de itens, agrupando itens sobre a percepção dos pais sobre o programa de Educação Financeira.

COMENTÁRIOS

Diante dos resultados dos dados coletados, podemos destacar que, no geral, os familiares consideram que aprender a usar o dinheiro é uma habilidade essencial para a vida das crianças (9,71), que as crianças estarão mais preparadas para a vida se tiverem educação financeira na escola (9,19). Os familiares também observam que as crianças têm reservado dinheiro para objetivos específicos (7,64) e que elas compreendem que dinheiro pode gerar renda (7,71). Além disso, os familiares consideram que o Programa Oficina das Finanças na escola agrega valor a essa escola (8,49).

Alguns relatos espontâneos dos familiares participantes:

"Meu filho estudava até a metade do ano em Escola Pública, e uma das disciplinas (oficinas) que pesou na hora de mudar foi a matemática financeira, pois ela vai além da escola, serve para a vida, prepara eles para questões que só iriam passar e aprender na vida, e assim, eles tem a oportunidade de sair da escola preparados para lidar com a vida. Na nossa visão é uma oficina de extrema importância para eles e para nós famílias também."

"Muito importante falarmos sobre educação financeira pois podemos ser pessoas melhores e bem sucedidas quando sabemos o que fazer com nossas finanças."

 

 

"Acredito que seja essencial nos dias de hoje a educação financeira das crianças e adolescentes. Parabéns pela iniciativa!"

"Durante esse 1 ano ela já aprendeu muitas coisas, é extremamente necessário!"

ALUNOS

Participaram da pesquisa 296 alunos, sendo a maioria do sexo feminino (52,7%), dos 8º (31,4%), 7º (27,4%) e 9º ano (20,6%) e com idade média de 13,27 anos (Desvio Padrão = 3,17). Os alunos também relataram que participam do programa Oficina das Finanças há, em média, 2 anos (Desvio Padrão = 1,56).


Sobre o programa os alunos avaliaram os seguintes aspectos, utilizando uma escala de 0 (discordo totalmente) a 10 (concordo totalmente):

Os alunos também avaliaram alguns pontos sobre a mudança de comportamento deles depois do projeto de Educação Financeira: 

Os alunos também avaliaram a frequência do uso de alguns materiais nas aulas de Educação Financeira, utilizando uma escala de 0 (Nunca) a 10 (Sempre): 

Foi realizado um processo de fatoração dos 27 itens, com uma solução unifatorial, agrupando itens sobre a percepção do aluno sobre o programa de Educação Financeira:

COMENTÁRIOS

Diante dos resultados dos dados coletados, podemos destacar que, no geral, os alunos compreendem que preservar o meio ambiente é, também, sua responsabilidade (9,30), que o trabalho gera outras coisas além do dinheiro (8,98), que o dinheiro investido pode gerar mais dinheiro (8,86) e que vão precisar guardar dinheiro para o futuro (8,84).

 

Os alunos também relatam que costumam pesquisar preços antes de comprar (8,19) e buscam descontos ao comprar (8,16). O trabalho na sala de aula é realizado em sua maioria com as experiências do livro (8,26) e escrevendo as respostas no livro (8,20).

Sugestões e comentários dos alunos 

"Acho as aulas de finanças extremamente necessárias na formação de desenvolvimento dos alunos."

"Eu adoro estudar sobre a educação financeira pois nos ajuda para no futuro termos consciência sobre nossos gastos, dívidas e ajuda a entender sobre o capitalismo do governo, inflações e, muitas vezes, golpes de pessoas virtualmente ou, até mesmo, pessoalmente."

"Eu gostei bastante deste livro, com ele aprendi a controlar o meu dinheiro e aprendi também a economizar."

"Com o projeto da Oficina das Finanças, eu percebi que me ajudou muito em termos de dinheiro, a economizar mais, me ajudou a gastar menos, gastar com coisas importantes para mim, a saber o que eu quero pro meu dia a dia e pro meu futuro."

"Estou amando os assuntos do livro sobre finanças, eu e minha família estamos conseguindo economizar bastante." 

"Está me ajudando muito essa plataforma, estou aprendendo realmente a como usar o dinheiro, e eu acho que isso é muito importante. Tanto eu quanto meus pais e familiares achamos que aprender esse tipo de conteúdo é muito bom."

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Esta pesquisa de impacto foi realizada pelo Laboratório de Psicologia Social da Universidade de Brasília sob coordenação do Prof. Dr. Fabio Iglesias e pesquisadores Aline Fernandes e Filipe Lima. Teve por objetivo acompanhar os resultados do Programa Oficina das Finanças na Escola na vida dos alunos, pais e professores.

 

CONTATOS

Prof. Dr. Fabio Iglesias

Coordenador da Pesquisa
Professor e Chefe do Depto. de Psicologia Social e do Trabalho
Universidade de Brasília
iglesias@unb.br
(61) 3107-6873
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7272973509202067

 

 

Pesquisa de impacto 2021: https://www.oficinadasfinancas.com.br/rpesquisa2021

Pesquisa de impacto 2020: https://www.oficinadasfinancas.com.br/rpesquisa2020
Pesquisa de impacto 2019: plataforma.oficinadasfinancas.com.br/rpesquisa2019.xhtml
Pesquisa de impacto 2018: plataforma.oficinadasfinancas.com.br/rpesquisa2018.xhtml
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Pesquisa de impacto 2016: plataforma.oficinadasfinancas.com.br/rpesquisa2016.xhtml
Pesquisa de impacto 2015: plataforma.oficinadasfinancas.com.br/resultadopesquisa2015.xhtml
Pesquisa de impacto 2014: plataforma.oficinadasfinancas.com.br/resultadopesquisa2014.xhtml

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