top of page
  • Foto do escritorEquipe Oficina das Finanças

Leia isso antes de sair pro Carnaval

Atualizado: 4 de jul. de 2023

Olá, visitante!


O Carnaval está chegando e é possível celebrar, aproveitar e criar momentos de diversão. Você se planejou? Já tem programação com os filhos? Vão reunir a família e os amigos? Vão ficar quietinhos em casa?


Cada pessoa tem suas preferências e tem aqueles que preferem não se posicionar e nem decidir nada, e ir na onda do que as pessoas próximas vão fazer. Qual o seu perfil?

O importante é lembrar que essas decisões têm, também, impactos financeiros, já que vão mexer com seu fluxo de dinheiro. Então, pense bem se vão aproximar você ou afastar dos objetivos traçados no início do ano. Ah! E se não estabeleceu seus objetivos, aproveite para fazer isso agora, sempre é tempo!


Já pensaram no que vão comer e beber nesses dias? Vão preparar em casa? Vão comprar pronto? Se vão reunir a turma, cada um vai providenciar algo ou vão dividir os custos? E fantasias, melhor comprar ou alugar? Ainda tem a opção de fazer a própria fantasia com criatividade. E os acessórios como confetes, espumas, lantejoulas, balões…?


Converse com os filhos sobre todas essas escolhas que serão tomadas, sobre custos, diferença de preços, desperdícios, economias, planejamento... Mostre que SEMPRE, ao decidir, estamos abrindo mão de outras opções, que deveriam ser avaliadas. É o que chamamos de CUSTO DE OPORTUNIDADE. Cada escolha tem um impacto financeiro no orçamento familiar e o dinheiro poderia ser usado para outras aquisições presentes e futuras.


Se vocês decidirem ficar quietos e economizar, que tal já pegar essa quantia e quitar dívidas com juros mais altos e/ou colocar esse dinheiro para trabalhar, isto é, fazer investimentos para ter renda passiva que não dependa do seu tempo diário de dedicação…


Aproveite para mostrar aos filhos que não são apenas as questões financeiras que devem ser levadas em consideração na hora de definir a escolha. Questões como tempo, praticidade, aprendizados e diversão, devem ser avaliadas para decidir o que é o melhor para cada momento.


Quem escolhe como o Carnaval vai impactar o bolso, é a própria pessoa! Tem quem GASTARÁ mais em viagens, outros GASTARÃO menos na rua, enquanto alguns aproveitarão para GERAR dinheiro vendendo coisas em bloquinhos, clubes...


Não tem certo ou errado, tem o que se encaixa melhor na sua vida e nos seus planos. Não vá no impulso, planeje, direcione seu dinheiro para seus objetivos e aproveite seu carnaval.


Cuide bem do FLUXO DE DINHEIRO da família, está entrando e saindo dinheiro o tempo todo do reservatório financeiro de vocês. Ele sendo sustentável, poderá contribuir para que os próximos Carnavais sejam cada vez mais divertidos e proveitosos!


Se quer conhecer mais sobre sustentabilidade financeira, assista este vídeo ; )





Ótimo Carnaval em família!


Equipe da Oficina das Finanças


Comentarios


bottom of page