Ao longo do ano, temos várias datas comemorativas e eventos que movimentam as famílias, os negócios e a economia. Nunca fui muito ligada ao carnaval, mas, sem dúvida, é uma das festas mais aguardadas do ano no Brasil, repleta de alegria, música e celebração. Também é um período em que muitos acabam extrapolando em várias áreas - rsrsr - inclusive nas finanças. Depois, inevitavelmente, arcam com as consequências. Que tal aproveitar este carnaval para adotar comportamentos financeiros mais saudáveis e sustentáveis?
Para melhorar os resultados e evitar surpresas pós-carnaval, não basta ter conhecimento; é preciso colocá-lo em prática. Há muitos anos, assisti a uma palestra em que aprendi que “saber e não fazer é o mesmo que não saber". Isso virou praticamente um mantra aqui em casa, e tento colocar em prática nos meus comportamentos, nas coisas que acredito serem valiosas. Não é fácil, mas buscar essa coerência traz propósito e me motiva a acordar cada dia sabendo quais os próximos passos para viver a vida de forma mais plena e feliz. Tenho convicção de que o poder está em nossas AÇÕES, e que “de pouquinho em pouquinho, se faz muitão". Inclusive já escrevi um livro com esse título para a educação financeira de crianças.
Resolvi reunir algumas sugestões para que você avalie, adapte-as e coloque em prática novos comportamentos financeiros neste carnaval, nem que seja para experimentar e “colocar o pé na água”, como o Léo, meu marido, gosta de falar.
Planeje quanto quer ou pode gastar
Antes de cair na folia, sente-se com a família e estabeleça um orçamento específico para o carnaval. É incrível o poder de limitar gastos; isso muda o nosso comportamento. Você já escovou os dentes usando a água de apenas um copo, ou teve que tomar banho com a água de um balde? Pois é! Muitos já vivenciaram experiências como essas e conseguiram realizar a proeza! Somos criativos e estratégicos, mas, às vezes, precisamos de um “empurrãozinho” para deixar essas habilidades florescerem.
Amplie o repertório de opções disponíveis
Dentro do tipo de lazer que valoriza, pesquise opções. Muitas cidades oferecem eventos gratuitos durante o carnaval, como blocos de rua, shows e desfiles. Para quem gosta de descansar, fazer passeios ao ar livre, visitar exposições, reunir amigos… há opções para todos os gostos com diferentes custos. A internet é uma excelente ferramenta para ajudar você a ampliar o olhar e enxergar novas formas de lazer.
Pratique criatividade. Com ela, é possível
confeccionar fantasias, criar looks únicos e personalizados;
decorar ambientes com reaproveitamento de sucatas e itens disponíveis;
integrar a família em eventos inusitados como acampamentos na sala, sessão de cinema em casa, piqueniques;
preparar receitas temáticas para lanches e levar para os eventos;
compartilhar transporte com amigos ou familiares ou, se possível, ir a pé ou de bicicleta.
Incorporar comportamentos aproveitando a empolgação do momento pode ajudar a descobrir novas possibilidades para o uso do dinheiro responsável e sustentável. Afinal de contas, depois do carnaval vêm a Páscoa, o Dia das Mães, as Férias… Por aqui, costumamos dizer que “o mundo gira e continua girando". Precisamos agir de forma estratégica para sempre termos dinheiro suficiente para cuidar da nossa saúde e da felicidade.
Ah! E por falar nisso, temos um novo jogo educativo que ajuda a praticar exatamente isso. O nome é fluxoGRANA. Pode ser baixado gratuitamente nas lojas do GooglePlay e AppleStore. Jogue com seus filhos para que eles aprendam a fazer melhores escolhas brincando.
Aproveite o período carnavalesco para testar algumas dessas sugestões. Identifique os aprendizados, avalie os impactos financeiros e a diversão. Se perceber pontos positivos, tente levar essas práticas para outros momentos. Pense, planeje, teste e colha resultados diferentes. Lembre-se! O poder está em suas AÇÕES. Ótimo carnaval e até a próxima!
Carolina Simões Lopes Ligocki
Autora e fundadora da Oficina das Finanças
Comments