• Equipe Oficina das Finanças

Conheça os 6 passos que podem melhorar a vida financeira da sua família

Atualizado: Jun 22

Olá visitante,

Desejamos que esteja bem.

Hoje vamos compartilhar um aprendizado nosso que já foi validado, na prática, por mais de 10 mil pessoas com as mais diferentes rendas. E, na escola, as crianças já estão trabalhando esses conceitos.


Esse é um post que pode dar uma virada de chave na sua vida financeira.


Nem sempre é fácil de perceber, mas abra a sua mente para esta ideia:


Mais importante que a quantidade de dinheiro, é o fluxo desse dinheiro na sua vida!


Já reparou que todos que passam por dificuldades financeiras parecem ter sempre como solução o famoso pensamento “Ahhh se eu tivesse mais dinheiro...” “ahhh se eu ganhasse mais…”.

Será que é isso que resolveria os problemas financeiros? A nossa experiência diz que isso, no médio e longo prazo, não basta.


O caminho para melhorar a vida financeira da sua família passa pelo domínio de 6 passos, que chamamos do método dos 6Gs.


E garantimos, o processo é simples. PORÉM, são necessários inserir pequenos hábitos no seu dia a dia. Vamos lá!


G de Gerar - É o dinheiro que vem das suas horas de trabalho, estudo, dedicação e empenho do dia a dia. É o dinheiro que depende das suas horas de vida, horas essas que não voltam mais.


Entender como você gera dinheiro hoje e quais as perspectivas futuras, é fundamental.

G de Gastar - Esse aqui é o mais usado e, também, o predileto da maioria. E quer saber? Não está errado.

Mas existem formas de gastar que possibilitam melhores resultados, reduzem os desperdícios e acaba sendo mais recompensador. Para começar, entenda para onde está indo o seu dinheiro anotando os seus gastos do dia a dia por área (alimentação, moradia, educação, saúde, transporte, lazer…).


Grande parte da população vive focada apenas nesses 2 Gs. O dinheiro que entra no início do mês vai saindo ao longo dele e só esperamos ansiosos pela data do recebimento do próximo mês. Isso quando não sobra mês no final do salário.


Quer um resultado diferente? Então vamos para os outros Gs!

G de Guardar - O conceito é fácil, mas são poucos os que conseguem fazer.

Pra guardar dinheiro você precisa primeiro definir o que é importante pra você. Guardar pra quê?

Será que se hoje você tivesse uma reserva de 6 meses para imprevistos, construída nos anos anteriores, os impactos da pandemia seriam os mesmos?

Depois de definir objetivos de médio e longo prazo, comece a guardar pequenas quantidades já no início do mês, sem esperar que o dinheiro sobre, comece, nem que seja 5 reais, guarde!

G de Ganhar - "Ué, mas esse não foi o 1º G?" Não!

Repare nessa diferença: no primeiro G você precisa trocar horas da sua vida por dinheiro, já GANHAR, não deve depender diretamente das suas horas de vida trabalhando. Esse G do Ganhar é o seu próprio dinheiro trabalhando e gerando um novo dinheiro pra você! Sabe a árvore de dinheiro que muitos dizem que não existe? Ela não só existe, como a gente vai ajudar você a plantar e a cuidar dela. No início, pode ser uma mudinha, mas com o tempo as coisas vão acontecendo. A gente quer ajudar você a ter renda de investimentos.

E pra terminar, mas não menos importantes, você também precisa conhecer esses 2 outros Gs.


G de Gerir - Ele é fundamental! Pois ao longo da vida as quantidades de dinheiro em cada G vão variar e, entender os caminhos que seu dinheiro faz vai potencializar e melhorar as realizações da sua família.


E agora, o G que sustenta todo o processo!

G da GRATIDÃO - Desenvolver a capacidade de perceber todas as coisas boas e valiosas que já tem e já é, faz toda diferença! Seja grato por quem você é, pelo que já tem, pela sua família e por esse dia.

Anote diariamente, pelo menos três coisas boas que aconteceram e faça esse exercício em família. Sua gratidão vai influenciar em todos os outros Gs e em vários outros aspectos da vida.

Percebeu como não é só uma questão de ganhar mais dinheiro?


Domine esses 6Gs e aplique na vida da sua família. Sua vida financeira vai alavancar e os resultados vão aparecer!


Esse é só um resumo. Cada um desses Gs merece uma atenção mais ampla e vamos ajudar você em cada um deles nos próximos e-mails.


Nesse vídeo, você pode entender os 6 Gs observando o fluxo de dinheiro de forma mais lúdica com a nossa Engenhoca, que aliás, é muito usada pelas escolas ; )




Posts recentes

Ver tudo